sábado, 3 de novembro de 2007

TERCEIRO MANDATO: UM SONHO, UM RISCO

Tentando apagar o foco de incêndio do terceiro mandato, foi assim que agiu o presidente Lula quando a imprensa mostrou sinais de que o terceiro mandato poderia (ou poderá) vingar, foi o que partiu de alguns de militantes do PT e principalmente do deputado federal Devanir ribeiro (PT-SP) que defende com unhas e dentes um terceiro mandato para o presidente Lula.

A repercussão negativa tem sido tanta que o presidente Lula convocou os ministros José Gomes Temporão (Saúde), Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil) para semear a a democracia como melhor caminho. Mas quando se fala de Lula, tudo é possível, esse gosto pelo poder que sempre acalentou desde da época de sindicalista e ver esse sonho concretizado, reforça a vontade de permanecer no poder no limite do permitido e se for preciso um terceiro mandato é bem-vindo para um líder sindical que almejou estar na história política do país não apenas como mero coadjuvante, mas um protagonista quase que permanente.

A idéia do terceiro mandato foi reforça em Brasília por militantes e deputados dispostos a convocar o povo brasileiro para aprovarem essa medida descabida, a do terceiro mandato. Essa consulta com o povo funcionaria por meio de um plebiscito, aí os brasileiros diriam SIM ou NÃO para o terceiro mandato. A aprovação desse terceiro mandato por meio de um plebiscito é fácil de passar, se analisarmos a popularidade do presidente que, faça sol ou chuva, a popularidade dele continua em alta; talvez o segredo seja dizer que não sabe de nada e não viu nada.
O sonho do terceiro mandato para o presidente Lula, talvez servirá para completar o que o que não foi possível em oitos anos de escândalos, barganhas e tapinhas nas costas; um terceiro mandato serviria como ponto de partida para dizer que o programa do Primeiro Emprego sairia e a tão sonhada Reforma Agrária poderia sair, nem que fosse um terço.

Mas nem tudo está perdido, tem parlamentar que não irá permitir que esse tipo de afronte ameace a democracia que temos hoje, mesmo que deficiente, mas é muito melhor que o pesadelo que passamos, a ditadura. Ficar no poder por mais um mandato é um prenúncio de uma ditadura. Lula refuta e se diz contra, mas pode ser apenas um jogo de cena, afinal, para 2010 faltam alguns dias e muita água passará por baixo da ponte.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário