segunda-feira, 24 de março de 2008

AS MENINAS SUPER PODEROSAS

A corrida pela prefeitura de Porto Alegre terá na disputa três mulheres. São elas: Manuela D´Ávila (PC do B), Luciana Genro (PSOL) e Maria do Rosário (PT). Todas ocupam cargo de deputada federal. Tem em comum: todas vieram da esquerda e estão ligadas a movimentos sociais e dizem que foram vítimas de machismo. Contra as meninas super poderosas de Porto Alegre, o adversário mais forte será o prefeito José Fogaça (PMDB), único homem até o momento contra as mulheres de esquerda.
Cada uma tenta chegar à prefeitura da capital gaúcha, mas uma tem um sabor a mais, Maria do Rosário tentará devolver a hegemonia do PT que comandou Porto Alegre de 1989 até 2004, quando Fogaça venceu as eleições. Nessa corrida, Maria do Rosário já conseguiu, venceu todas as forças dentro do partido e venceu as prévias e foi escolhida como candidata do Partido dos Trabalhadores.
Todas com chance de vitória, elas dizem que já sofreram discriminação por serem mulheres e por causa da beleza. A deputada Luciana Genro é uma das que afirma que, quando vereadora em Porto Alegre muitos disseram que só foi eleita por ser filha de Tarso Genro (ex-governador do RS e atual ministro da Justiça). Manuela D´Ávila (PC do B) quando chegou à Câmara Federal já classificaram de musa do Congresso.
É louvável para a democracia e a política brasileira que tenha mulheres disputando cargos majoritários e não ficar à mercê da cota de 3% que os partidos dão para as mulheres. Elas precisam de mais espaço na política, porque competência elas têm e vontade de trabalhar pelo país. A mulher é dotada de uma habilidade na política que o homem não tem e por isso, talvez tente amputar com essa migalha de cota estabelecida por partidos. Sou a favor de que a mulher esteja ativamente na nossa política. Viva as meninas super poderosas de Porto Alegre.
Já que dei esse nome as pré-candidatas, vou identificá-las: Manuela D´Ávila (Lindinha), Luciana Genro (Docinho) e Maria do Rosário (Florzinha). Para o prefeito José Fogaça, restou o papel de Macaco Louco.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário