quinta-feira, 4 de março de 2010

TANCREDO NEVES, 100 ANOS !!!

Tancredo de Almeida Neves, nasceu em 4 de março de 1910, em São João Del Rei, Minas Gerais. Advogado, empresário e político foi casado com Risoleta Guimarães Tolentino, com quem teve três filhos. A Universidade de Coimbra concedeu a ele título de Doutor Honoris Causa. Era chamado pelos mais próximos de “Doutor Tancredo”.

Em 15 de janeiro de 1985 é eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um Colégio Eleitoral. Na véspera da posse, Tancredo Neves adoece e é internado em Brasília. O estado de saúde de Tancredo se agrava e é transferido em 26 de março para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. No período em que esteve internado, ele se submeteu a 7 cirurgias.

Tancredo Neves faleceu de infecção generalizada, aos 75 anos, em 21 de abril de 1985, no Hospital das Clínicas de São Paulo. O vice-presidente, José Sarney que já estava interino no cargo, assume definitivamente a Presidência da República. A data da morte de Tancredo Neves coincide com outra data importante para os mineiros, Tiradentes.

Tancredo Neves foi vereador, prefeito interino de São João Del Rei, deputado estadual e federal. Também exerceu as funções de ministro da Justiça, secretário da Fazenda, senador, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil em 1985.

Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Dizem que Tancredo exigiu que Sarney assumisse a presidência, mesmo sendo ilegal. Isso porque, como Tancredo não chegou a ser presidente (foi apenas eleito, não tomou posse), Sarney nunca foi vice-presidente de fato.

    Não sei se as pessoas sabem, mas Tancredo foi escolhido para ser o primeiro-ministro do Brasil em 1961, quando impediram João Goulart de governar. Seu objetivo como presidente era fazer a reforma agrária.

    Sobre a parceria, decerto foi algum engano meu, já solucionado.

    ResponderExcluir
  2. Silvana Cordeiro05 março, 2010 19:31

    Tancredo Neves foi um grande homem alem de ser um grande politico.Como presidente seria o maior estadista deste pais.Sou Sãjoanense e conheci Tancredo nas ruas,conversando com o povo, extremamente preocupado com o bem comum.Com certeza a sua palavra ecoa na história!Amo estudar os discursos de Tancredo pois os que ouvi quando criança nunca mais os esquecerei.

    ResponderExcluir