Berço do PT e palco do movimento sindical onde fez surgir Luiz Inácio Lula da Silva, a cidade do ABC paulista, São Bernardo do Campo deverá construir o Museu do Trabalhado e do Trabalhador (foto). O objetivo é tornar o espaço, dedicado à história das relações trabalhistas da cidade e região do ABC, conhecido internacionalmente.
O edital para construção será lançado até dia 30 de novembro e a construção tem previsão de início para março de 2011. A conclusão é estimada para 12 meses. O museu no ABC será construído no local do antigo prédio do Mercado Municipal, região central do município, que foi desativado em 2004.
O investimento de R$ 18 milhões faz parte do convênio que a prefeitura de São Bernardo do Campo tem com o Ministério da Cultura. O Museu do Trabalhar contará às várias fases da história do trabalho em São Bernardo, assim como o Museu do Futebol, na capital, faz com a história do esporte no Brasil.
Segundo o prefeito Luiz Marinho (ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social no governo Lula), o museu vai utilizar recursos de artes gráficas e visuais, tecnologia 3D e digital que também vai permitir dispor todo o acervo para o mundo.
No museu do Futebol, a bola da vez é o jogador Pelé, no Museu do Trabalhador no ABC, a grande estrela será o presidente Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário