quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TERCEIRO MUNDO À VISTA

Por Buba Lima do blog Casa de Mãe Joana

Assim como são as pessoas, são os impérios. Eles nascem disseminam sua hegemonia e morrem.

Foi assim com todos os impérios que já houve no mundo, desde os mais remotos aos vigentes, mais cedo ou mais tarde, ruirão.

E não é diferente com o império americano. Mas eles já estão se preparando para a eminente queda precedida do tombo, causado pelo abalo das bolsas em 2008.

Já tem até séries de TV e Filmes com críticas sociais, recurso que até então só eram usados por países pobres numa tentativa de chamar a atenção das autoridades para suas incontáveis mazelas.

Dia destes, vi uma sena digna de sociedade em queda livre. Um decadente policial espancava manifestantes de All street, daqueles que protestam contra o capitalismo e suas conseqüências.

O balofo policial em nada lembrava o bravo e justiceiro policial americano dos filmes de outrora. Era simplesmente um inexperiente soldado para aquela empreitada.

Aos americanos, só lhes faltam as mulatas e aprenderem a realizar o maior espetáculo da terra. Abandonarem de vez o glamour dos estádios de futebol americano e se amarrarem nas peladas. Lutar com paixão para ganharem a próxima copa do mundo, se possível, contra o Brasil. Mesmo porque, em pouco tempo, não daremos mais atenção para tais folclores.

Devem por fim, ser mais complacentes com a corrupção, comerem mais arroz com feijão e aprenderem o jeitinho brasileiro. E como somos muitos hospitaleiros, sejam bem-vindos ao teceiro mundismo. Já que nossos los hermanos, jamais lhes dirão.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário