sábado, 31 de março de 2012

NA CALADA DA NOITE...


Há 48 anos o Brasil, na calada da noite era surpreendido com o golpe militar. Com ele veio à censura, a perseguição a todos àqueles que não aceitavam a tomada à força do poder, do governo João Goulart. A partir daí, o Brasil passou a viver os anos de chumbo.
Duas décadas de atrocidades contra políticos, estudantes, artistas, escritores e civis que discordavam do regime ditatorial implantado no país sob o comando dos militares e colocaram no poder, o general Castelo Branco. O primeiro linha-dura da ditadura.
Hoje é um dia para refletirmos sobre as agruras que nossos irmãos brasileiros passaram naquelas duas décadas sombrias. Alguns passaram a viver exilados, outros saíram para comprar cigarro ou um café e nunca mais voltaram. Metaforicamente, eles sumiram num rabo de foguete como diz o verso da canção O Bêbado e o Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc.
Não podemos esquecer esse momento escuro da história do país e as novas gerações não podem deixar de saber que um dia tivemos nossa liberdade de expressão cerceada. Qualquer forma de censura deve ser combatida, para que não haver nem sombra desse triste capítulo do passado recente do país.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário