Lançado no fim de 2011 pela Editora Insular (SC), o livro Tancredo Neves – a travessia midiática é uma obra extraordinária e completa, que amplia os estudos acerca da influencia deste grande estadista brasileiro em nossa história e de sua inserção no cenário midiático de nosso país.
O centenário de nascimento e os 25 anos de sua morte motivaram os autores – são mais de vinte e seis – a escreverem sobre Tancredo Neves. A organização ficou a cargo de Nair Prata e Wanir Campelo. Pra conseguir o meu exemplar, recorri a contatos em Santa Catarina.
A trajetória do ex-presidente, a conjuntura histórico-política, a campanha pelas Diretas Já, a eleição pelo Colégio Eleitoral, o clamor popular, a doença, a agonia e a sua morte são o cenário sobre o qual os autores projetaram a sua relação com os jornais impressos, o rádio, a TV, a música, os jornalistas e a imprensa em geral.
Também analisaram a mitificação da sua figura na memória popular. São dezessete textos que refletem o papel que a mídia representou nesse fenomenal processo que se inseriu definitivamente na vida nacional.
O jeito Tancredo Neves de fazer política é uma das mais perfeitas traduções da arte mineira. Comprometido com os destinos de Minas Gerais e do Brasil, hábil articulador, espírito conciliador e democrata convicto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário