segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SOBRAL - O HOMEM QUE NÃO TINHA PREÇO

O documentário Sobral – O homem que não tinha preço sobre o jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto (1893-1991) é um dos melhores da safra de 2013. Sobral ganhou destaque ao lutar contra as injustiças e defender a democracia mesmo em um dos períodos mais obscuros de nossa história, a ditadura militar.
Este documentário é um dos melhores que vi nos últimos dois anos e traz uma série de depoimentos e imagens de arquivo que mostram a trajetória do advogado e ressaltam a importância de seu trabalho na defesa da justiça e dos direitos humanos.
Sobral Pinto foi sempre um defensor da democracia. Em 1999, teve acesso a arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar que registram defesa dos presos políticos na ditadura do pós-64, nessa época, ele ainda era um jovem advogado. No entanto, a voz que mais se escuta nas gravações é a do próprio jurista.
Com a descoberta desses arquivos, o filme faz um relato da trajetória de Sobral Pinto, que sempre foi um homem de coragem e de ética. Ele colocava a justiça acima de qualquer ideologia e enfrentou os ditadores brasileiros. Por isso, é considerado um dos maiores defensores dos direitos humanos do Brasil.
 Sobral – O homem que não tinha preço é um documentário evidentemente pessoal, não só por ser dirigido por Paula Fiuza — neta do jurista Sobral Pinto (1893-1991) — como pela narração, a cargo da própria cineasta logo nos primeiros minutos de projeção.
A intenção é justa: valorizar a trajetória do avô, que, entre seus feitos lendários, salvou Anita Leocádia, filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, das garras do nazismo. A falta de distanciamento, porém, talvez tenha levado a uma certa idealização...
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário