quarta-feira, 26 de março de 2014

DITADURA CAPILAR

Até o início desse mês, os cidadãos da Coreia do Norte podiam cortar os seus cabelos de acordo com um dos 28 cortes (sendo 18 para as mulheres e 10 para homens) definidos e aprovados pelo governo. Se o fato já soa estranho, agora, o governo coreano limitou ainda mais as opções dos homens, especialmente os estudantes. Segundo a BBC, todos os universitários coreanos serão obrigados a cortar os cabelos no mesmo ‘estilo’ e corte do líder do país, Kim Jong-Un.
A rede de notícias informou que as autoridades do país instituíram a regra há duas semanas, mas só agora a notícia saiu da Coreia.  Além de restringir os cortes, os coreanos parecem não ter gostado nada da única opção que lhes restou. Segundo a BBC – citando um jornal coreano – um cidadão que vivia na capital do país, Pyongyang, e agora mora na China, afirmou que o corte de cabelo de Kim Jong-Un é impopular por aparentemente lembrar o “estilo dos contrabandistas chineses”. De acordo com a BBC, não há a confirmação de que a medida seria estendida a todos os homens da Coreia do Norte.
Mulheres
As mulheres ainda estão ‘permitidas’ a escolherem um dos 18 cortes que o governo definiu como ‘liberados’.  Segundo o portal de notícias Want China Times, no ano passado, o governo norte-coreano recomendou 28 cortes de cabelo que seus cidadãos poderiam adotar – na época, as autoridades afirmaram que esse cortes eram ‘mais confortáveis’ e que ‘afastavam os cidadãos dos perigos corruptores do capitalismo’. As regras para escolher o corte também variavam de acordo com a idade e status de relacionamento da pessoa. Fotos dos cortes liberados foram espalhados em cabelereiros. Nenhum dos cortes recomendados ultrapassa o ombro (para as mulheres) e as orelhas  (para os homens). Segundo o Want China Times, cortes mais simples e retos são recomendados a mulheres solteiras – para que seja fácil diferenciá-las das casadas.
Atualização: às 16h15, a matéria foi atualizada com a informação de que a exigência de cortes de cabelos vale inicialmente para universitários homens. Anteriormente, as informações eram de que a medida era válida a todos os norte-coreanos
Conteúdo da Época Negócios
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário