terça-feira, 22 de abril de 2014

BRASIL, 514 ANOS

Via Facebook de Eduardo Campos
Há exatamente 514 anos, caravelas portuguesas chegaram aqui pela primeira vez. Milhões de índios de cultura milenar já habitavam essas terras. Mesmo assim, os livros de história convencionaram chamar este dia como sendo o dia do descobrimento do Brasil.
Em seu belíssimo trabalho "O Povo Brasileiro", o antropólogo Darcy Ribeiro nos diz que o Brasil não foi descoberto, foi feito, foi inventado. O "fazimento do Brasil", como diz Darcy, foi o nascimento de um povo mestiço, a fusão de culturas originais, a mistura de religiões e a construção de uma nova língua: o português brasileiro.
Hoje, pouco mais de cinco séculos depois, o Brasil precisa se reinventar. Quem sabe, se redescobrir. Nossa sociedade exige o resgate de valores essenciais, como ética e transparência, e o aprofundamento de ideais modernos como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e a cada um de seus cidadãos.
É um Brasil onde todos têm oportunidade de se desenvolver junto com o País. Um Brasil que investe em Educação, que garante Saúde, que cuida do Transporte, que mantém a Segurança, respeitando as diferenças entre cada região, entre cada cidade, entre cada brasileiro.
Este novo Brasil que estamos inventando agora traz consigo uma nova forma de se fazer política. É um País onde o poder público caminha lado a lado com a sociedade, rumo a objetivos comuns. É um novo Brasil que, ao invés de continuar cometendo os erros do passados, ergue os olhos para o futuro e planeja seu caminho de forma equilibrada e estratégica.
É um novo Brasil, onde um partido nunca será maior que um governo, e onde um governo jamais será maior que seu povo. É um País que se baseia em ideias e ideais, não em cargos ou na manutenção do poder.
Darcy Ribeiro conclui seu trabalho dizendo "Nós temos que inventar o país que queremos". Esta é a essência da minha luta e dos meus sonhos. Que o Brasil seja redescoberto – desta vez, pelos próprios brasileiros.
Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, presidente nacional do PSB e pré-candidato a presidente da República.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário