sexta-feira, 25 de abril de 2014

INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA

Do jornal O Povo
Filho do dono da Diógenes Bayde é casado com filha do secretário da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho. Para vereador, empresa teve "informação privilegiada"
O vereador Ronivaldo Maia (PT) apontou ontem possível favorecimento da Prefeitura de Fortaleza a uma empresa cujo dono, o empresário Salim Bayde Filho, é sogro da filha do secretário da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho (foto). O contrato com a Diógenes Bayde Importadora e Exportadora, no valor de 12,6 milhões, foi suspenso na semana passada e está sob análise do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Ao examinarem o edital do pregão vencido pela Diógenes Bayde, para prestar serviços de integração da prefeitura à rede metropolitana de Fortaleza, técnicos do TCM entenderam que faltaram publicidade e transparência à licitação.
Conforme os técnicos, o aviso da licitação foi publicado na edição do Diário Oficial do Município de 27 de janeiro deste ano. Mas essa edição só foi tornada pública em 7 de fevereiro, dia em que se realizou o certame, o que teria impossibilitado a formulação de propostas de outras empresas.
“Como é que a Diógenes Bayde tomou conhecimento da licitação, se o edital só saiu no dia 7?”, disse Ronivaldo. “Por coincidência ou não, o filho do dono dessa empresa é casado com a filha do Arialdo. A empresa de alguma maneira foi favorecida, teve informação privilegiada da prefeitura”.
O líder do prefeito Roberto Cláudio na Câmara, Evaldo Lima (PCdoB), prometeu levar a Ronivaldo todos os esclarecimentos sobre o certame. A prefeitura afirmou que todo o procedimento para a contratação da empresa seguiu a legislação. Por meio de assessoria, Arialdo Pinho definiu como “absurda” qualquer suposição de favorecimento.
Na semana passada, além de determinar a suspensão do contrato com a Diógenes Bayde, o auditor David Matos, conselheiro substituto do TCM, ordenou à prefeitura que suspendesse os pagamentos à empresa Alusa, contratada para gerenciar a iluminação pública de Fortaleza. As decisões cautelares ainda terão de ser analisadas pelo pleno do TCM, que poderá derrubá-las ou homologá-las. A prefeitura destacou ontem que enviou todas as informações solicitadas por David Matos referentes às duas licitações e aguarda a manifestação do tribunal.
O POVO tentou entrar em contato, na noite de ontem, com a Diógenes Bayde, mas as ligações feitas para um número disponível na Internet, de Juzeiro do Norte, não foram atendidas.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário