quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

MORRE PRISCO VIANA

Morreu, aos 82 anos, na madrugada desta quinta-feira (26/2), o jornalista, ex-deputado e ex-ministro Prisco Viana. Personagem importante da política nacional durante a transição da ditadura para a democracia, o político teve sete mandatos na Câmara dos Deputados, foi ministro da Habitação e do Meio Ambiente do governo Sarney.
Prisco Viana estava internado no Hospital Santa Lúcia há 11 dias, onde deu entrada com um quadro de embolia pulmonar. Devido a complicações da doença, ele não resistiu e morreu, às 3h55, de quinta-feira (26/2). Há seis anos, o ex-deputado lutava contra o Mal de Alzheimer.
O velório de Prisco Viana será nesta sexta-feira (27/2), a partir das 8h, na Capela 10 do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento está marcado para as 15h30. O ex-deputado deixa 2 filhos, 9 netos e 4 bisnetos.
Trajetória
Nascido em 1932, na cidade baiana de Caitité, Prisco Viana ficou órfão ainda cedo. Começou a carreira como jornalista, no qual trabalhou em importantes jornais do Rio de Janeiro e da Bahia. Depois de atuar como secretário de Comunicação do governo de Luís Viana Filho na Bahia, ingressou na Câmara dos Deputados em 1970.
Durante a transição da ditadura para a democracia, Prisco Viana foi um dos principais nomes da Assembleia Constituinte, sendo relator da Comissão de Organização Eleitoral, Partidária e de Garantia das Instituições e titular da Comissão de Sistematização. Durante o governo de Sarney, foi ministro da Habitação e do Bem-estar social.
O último mandato como deputado federal se encerrou em 1998. Em 2002, Prisco Viana foi candidato ao governo da Bahia, pelo PMDB, em eleição vencida por Paulo Souto.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário