segunda-feira, 2 de março de 2015

BALDE DE ÁGUA FRIA

Foi aprovada, ontem, uma lei sob encomenda para abortar as intenções de Gilberto Kassab, Ministro das Cidades e ex-prefeito de São Paulo.
A novela é a seguinte: Kassab, com incentivo da presidente Dilma, está criando um novo partido político, o PL, de perfil e programa liberal. Ocorre que ele já fundou um, O PSD -Partido Social Democrata, há 4 anos., sob as asas do qual, juntou todos os deputados que se sentiam prejudicados ou sem prestígio em sua legenda original. Hábil articulador, ele logrou, em apenas um ano de trabalho, o que Marina Silva, com todo o seu carisma, não conseguiu até hoje, ter um partido para chamar de seu, no caso. o "Sustentabilidade".
E o PSD de Kassab, não nasceu pequeno, já conta hoje com a 5ª maior bancada da Camara, o que lhe confere um cacife político respeitável. Mas, para os projetos políticos de Kassab, um único partido, de médio porte, ainda não é o suficiente. O seu plano agora é fundar um outro partido, de perfil e programa diferenciado, com um corte liberal, para atrair uma nova leva de deputados, identificados com o Liberalismo.
Onde ele pretende buscá-los? Em todos os atuais partidos, mas, em especial no PMDB. (Vale a pena lembrar que ele fundou o PSD,desfalcando a bancada do DEM.) A ideia, com apoio da presidenta Dilma, é justamente libertá-la da dependência que o seu governo tem dos peemedebistas.
O plano, obviamente, conta com imensa má vontade do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que lastreia toda a sua força moral no PMDB, partido do qual já foi líder e agora segue cegamente às suas ordens ( dizem que o vice-presidente da República, vem se sentindo desprestigiado, uma vez que, agora, Eduardo Cunha é o "cara".) A lei que foi aprovada ontem, atende a um desejo de E.C. de cortar as asas de Kassab, uma vez que impede qualquer fusão de partidos antes que eles tenham completado 5 anos de vida oficial.
Segundo se diz, o plano de Kassab era o de fundir as suas duas legendas em uma só, criando assim um partido de grande porte, em condições de libertar Dilma, que se vê como refém do PMDB.
Kassab já provou que é um político habilidoso. Se tinha ideia de fundir as duas legendas, agora, como não pode mais fazê-lo, deve estar estudando como toca-las separadamente. Há um precedente histórico: Getúlio Vargas também fundou dois partidos, com perfis antagônicos: um, por coincidência, (ou não) tinha o nome de PSD onde alojou todos os políticos de perfil fisiológico. Já o outro, o PTB, era essencialmente programático e serviu para atrair boa parte dos políticos com inclinações esquerdistas da época.
A diferença com relação aos planos de Kassab, é que o novo partido terá fortes inclinações direitistas e liberais. talvez porque seus estrategistas entendam que o campo da esquerda já está tomado por um sem número de legendas.
Com Getúlio a estratégia deu certo. Vamos ver agora, com Kassab.
Do Blog do João Mellão Neto
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário