terça-feira, 31 de março de 2015

DISSECANDO A DITADURA

O golpe militar no Brasil que hoje completa foi 51 anos é tema de muitos livros. Lançado no ano passado – nos 50 anos do golpe – cada livro aborda o regime militar sob o seu ponto de vista peculiar, diferentes fatos e os desdobramentos do Golpe. Entre os inúmeros livros lançados, recomendo quatro títulos que não podem faltar em sua biblioteca: A Ditadura militar – os golpes dentro do golpe, Ditadura e democracia no Brasil, 1964 e A Ditadura que mudou o Brasil.
A Ditadura militar – os golpes dentro do golpe – Recorrendo à forma que consagrou nos dois volumes de O Brasil sem retoque (2001), best sellers ainda hoje referenciais, Chagas mais uma vez explora a história contada por jornais e jornalistas para destrinchar, com cores e vozes da época, num ritmo que só mesmo a pena de um grande narrador poderia imprimir, não apenas o espinhoso e sombrio período entre 1964 e 1969 como também os dez delicados anos que precederam a tomada de poder pelos militares.
Ditadura e democracia no Brasil – Cinco décadas depois do golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil, diferentes análises continuam divergindo quanto os fundamentos históricos do regime e de suas complexas relações com a sociedade.
Neste livro, o professor Daniel Aarão Reis investiga o papel da sociedade civil durante os anos de chumbo e propõe uma leitura do período e das consequências da ditadura até a Constituição de 1988.
1964 – um panorama de como se instaurou a ditadura civil-militar no Brasil e seus desdobramentos. Pelas mãos de Jorge Ferreira e Ângela de Castro Gomes, é possível entender melhor esse conturbado período da história, que rendeu ao país duas décadas de repressão e tantas injustiças.
Numa linguagem objetiva, sem exageros acadêmicos ou notas de rodapé excessivas, que tornem o texto menos atraente para o grande público, os autores destacam personagens e momentos que marcaram o período, relembrando falas de personalidades e trechos de jornais que noticiaram o Golpe.
A Ditadura que mudou o Brasil – O golpe militar de 1964 foi o estopim para a instauração de uma ditadura autoritária, opressiva e truculenta que se manteve no poder por mais de vinte anos no Brasil. Em 2014, cinquenta anos depois, é hora de aprofundar e renovar a reflexão sobre este período traumático na história do Brasil.
Organizada e escrita pelos mais renomados pesquisadores, "A Ditadura que Mudou o Brasil" é uma coletânea de artigos que oferece novas luzes para compreender as raízes da ditadura, sua evolução e a herança que nos legou: relações sociais autoritárias, censura indiscriminada, aparato repressivo opressor, fragilidade da cidadania, aprofundamento de desigualdades e injustiças sociais.
P.S.: Os quatro livros (A Ditadura envergonhada, A Ditadura escancarada, A Ditadura derrotada e A Ditadura encurralada) de Elio Gaspari sobre a Ditadura Militar no Brasil também são indispensáveis.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário