O pronunciamento de Dilma Rousseff em rádio e TV, no último
domingo, durou 16 minutos. Mas a reação à fala da presidente continuou
reverberando no Twitter e no Facebook.
Segundo relatório da Scup, empresa de monitoramento, gestão
e análise de mídias sociais, o número de postagens nas duas redes associando o
nome da presidente a termos como "impeachment", "panelaço",
"pronunciamento" ou "discurso" disparou a partir da segunda-feira.
Entre 0h do domingo e 12h30 da segunda, foram encontradas nas duas redes 11.200
postagens obedecendo àqueles critérios, número que saltou para 106.800 no
período compreendido entre 12h30 de segunda e 16h desta terça.
Entre todas as mensagens analisadas, os termos mais citados
são "panelaço" e a hashtag #VaiaDilma. "Panelaço" liderou a
lista nos dois períodos. No primeiro (h0 de domingo a 12h30 da segunda), o
termo aparecia em 83% das mensagens; no segundo, em 52%. Em termos numéricos,
contudo, a evolução foi substancial, passando de 9.300 para 61.000 menções - um
crescimento de mais de 550%. A parcela de posts que usaram a hashtag #VaiaDilma
se manteve idêntico, 23%, mas também cresceu em termos absolutos, passando de
2.500 para 27.000 - crescimento de quase onze vezes.
Também foram citados nas postagens termos como
"PT", "Lula", "FHC", "Petrobras",
"PSDB" e "Aécio". No segundo período analisado, eles
aparecem, respectivamente, em 9,5%, 3,3%, 2,3%, 1,9%, 1,4% e 1,2% dos posts. É
possível que um mesmo post fizesse menção a mais de um termo.
Além de revelar que aumentou a gritaria virtual contra
Dilma, o monitoramente da Scup realizou a chamada "análise de
sentimento" das postagens. No primeiro período, cerca de 60% dos posts
eram críticos à presidente (e 40% favoráveis), cifra que subiu para 87% no
segundo. Para a análise de sentimento, o monitoramento identifica
automaticamente termos usados para demonstrar apoio ou rejeição a Dilma. Nos
casos em que há dúvida, a avaliação é feita manualmente por uma analista.
Conteúdo da Veja
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