sábado, 27 de junho de 2015

A DAMA DA HISTÓRIA

O cenário político pernambucano esteve movimentado na última semana com o lançamento da biografia Magdalena Arraes – A Dama da História, da ex-primeira dama do Estado, Magdalena Arraes, viúva do ex-governador, Miguel Arraes. Políticos, autoridades, correligionários, filhos e netos de Miguel Arraes participaram do lançamento.
, ontem à noite, no Museu do Estado, do lançamento do livro Magdalena Arraes – A Dama da História, obra inédita que reúne depoimentos da esposa do líder político e ex-primeira dama do Estado, em três governos, e uma pesquisa histórica sobre acontecimentos que marcaram Pernambuco e o País no século passado.
O protagonismo político e pessoal de Magdalena Arraes, ex-primeira dama de Pernambuco, está retratado nessa biografia que foi lançado no Museu do Estado. Intitulado ‘Magdalena Arraes – A Dama da História’, o livro do jornalista Laílson de Holanda e da historiadora Valda Colares esmiúça detalhes da vida de dona Magdalena durante os três governos e na vida política de Arraes.
Com 130 fotos do acervo do Instituto Miguel Arraes, a obra aborda episódios políticos pré e pós-golpe de 1964, vividos pelo casal, e revela momentos pessoais e da intimidade da família no exílio e no retorno ao Brasil, após a anistia de 1979. Relata, ainda, a infância e a juventude da cearense de Fortaleza, Magdalena Arraes, hoje com 86 anos. Um testemunho situado dentro do contexto histórico do século 20 no País e no mundo.
Resultado de pesquisas e entrevistas do jornalista Laílson de Holanda e da historiadora Valda Colares, o livro desfaz a imagem comum atribuída a dona Magdalena de apenas uma singela companheira presente, mãe dedicada e atuante presidente da Cruzada de Ação Social. Agrega à personagem o perfil de protagonismo político – a quem Arraes confidenciava fatos e consultava – e uma intelectual e mulher independente na juventude.
Com informações do Jornal do Commercio e Cultura Pernambuco
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário