quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ENTREGANDO OS PONTOS

Reportagem da revista Economist desta semana faz uma análise da situação econômica do Brasil e compartilha a opinião de Alberto Ramos, economista do banco de investimento Goldman Sachs, de que o governo está "jogando a toalha". A matéria começa questionando o envio de um orçamento deficitário ao Congresso quando a popularidade da presidente Dilma está abaixo de 10%, enfrenta inúmeros pedidos de impeachment e perdeu o controle da base aliada na Câmara e no Senado.
A matéria chega a dizer que "em uma visão caridosa" Dilma estaria tentando fazer com que os parlamentares tomem decisões difíceis e não apenas reprovar as propostas fiscais do governo. Entretanto, a visão mais condizente com a realidade, e adotada pelos mercados, é de que ela simplesmente não sabe como tirar o Brasil da recessão. As consequências foram sentidas imediatamente com a queda no índece Ibovespa em mais de 2%, além da alta do dólar ao maior patamar desde 2002.
O risco de rebaixamento da nota de crédito da economia pelas agências internacionais, com a perda do grau de investimento, também foi levada em conta, inclusive questionando os motivos de isso ainda não ter acontecido. Segundo a Economist, Dilma está numa sinuca de bico e, acuada, cogitou a volta da CPMF, mas desistiu assim que percebeu, e foi avisada pelo vice Michel Temer, que iria perder feio no Congresso.
Sobrou até para o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que queria cortar mais gastos e enviar um bom sinal para investidores internacionais, mas foi vencido dentro do governo. A reportagem lembra que Dilma fracassou, desde que foi eleita em 2010, em atingir metas econômicas. Sobrou até para o ex-ministro Guido Mantega, "conhecido por prometer demais", e para o presidente do Senado, Renan Calheiros, acusado de desempenhar vários papéis junto à presidente Dilma este ano, ora aliado, ora opositor.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário