sábado, 31 de outubro de 2015

EM CENA, UM HOMEM DE MUITAS FACES

Que Lula você prefere? O incendiário ou o bombeiro?
Para quem já se definiu como uma “metamorfose ambulante”, sem compromisso com o que diz o com o que aparenta ser, incendiário e bombeiro são apenas duas faces de uma pessoa de muitas faces, cada uma delas concebida para atender às demandas de determinadas situações.
Como uma pessoa assim pode ser confiável?
Há menos de 20 dias, Lula disse em São Paulo que Joaquim Levy, Ministro da Fazenda, tinha “prazo de validade”. Em seguida, Rui Falcão, presidente do PT e interlocutor frequente de Lula, aconselhou Levy a pedir demissão do cargo caso não estivesse disposto a mudar “os rumos da economia”.
Lula, ontem, em Brasília, estava pianíssimo. Defendeu Levy a quem antes criticava com dureza:
- Tem gente que fala 'Fora Levy' com a mesma facilidade que gritava 'Fora FMI', e não é a mesma coisa. O programa de ajuste já estava feito antes do Levy.
Foi além: defendeu o ajuste que até outro dia criticava.
- A prioridade zero neste País é criar condições para aprovar as medidas que a presidente Dilma mandou para o Congresso, para que se encerre definitivamente essa ideia.
- Não podemos passar mais de seis meses esperando para discutir a CPMF. Nós temos é que começar a votar amanhã se fosse o caso.
O ajuste é mais prioritário do que o impeachment de Dilma e a queda de Eduardo Cunha da presidência da Câmara, segundo Lula.
O que deu no ex-presidente?
Primeiro, ele tem mudado de discurso como quem muda de roupa. Ou porque está testando a construção de uma nova “narrativa” ou porque simplesmente não sabe o que dizer. Por nova “narrativa”, entenda-se a melhor fórmula de se continuar enganando o distinto e ingênuo público.
Segundo, Lula nunca esteve tão acuado como agora. Acuado pelo eleitorado antes cativo de suas artes e manhas, e que começa a abandoná-lo. E acuado pela Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça que investigam as suas e as atividades dos seus filhos.
De uns tempos para cá, política virou negócio no Brasil, mas não só aqui. Os políticos passaram a enriquecer rapidamente. E foi isso o que aconteceu também com Lula. Por oito anos, ele viveu em um apartamento emprestado pelo advogado Roberto Teixeira, seu amigo.
Quem hoje vive de apartamento emprestado por Teixeira são dois dos filhos de Lula. Ele tem apartamento próprio em São Bernardo do Campo, outro na praia do Guarujá em nome da mulher, um sítio reformado de graça pela empreiteira OAS, e dinheiro, muito dinheiro que ganhou a serviço de empreiteiras.
Ao completar 70 anos na última terça-feira, Lula estava furioso com Dilma e com o ministro da Justiça. Acusava os dois de não controlarem a Polícia Federal e de deixarem que ela fosse para cima dele. Deve ter concluído que pouco teria a ganhar com a sua fúria. Travestiu-se então de bombeiro.
Lula clama por ajuda, apenas isso. Está com medo. Não sabe o que poderá lhe acontecer amanhã.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário