domingo, 21 de fevereiro de 2016

QUAL É A DANÇA DOS PROFISSIONAIS?

Por Sidney Bruce Sena

Qual dança os profissionais da segurança pública local estão a fazer hoje?

O vídeo mostra o último dia de serviço de Sr. Tony Scherb, Xerife há 29 anos (uma espécie de delegado). Foram 15 anos na unidade de transito, seguindo como instrutor, investigador e por fim “Xerife”.  Sua atuação complementava - se a trabalhar em projetos na comunidade como voluntario, ou seja, de Papai Noel a Luta pela da condução agressiva nas abordagens policias (Driving Under The Influence – DUI, este projeto esta relacionado na forma de abordagens de carros suspeitou ou interceptados pelo efeito de policia local).
SOBRE O SR. TONY SCHERB, PODEMOS PONDERAR:

TEMPO DE SERVIÇO

Foram 29 anos de carreira. Em nossa realidade  pela caçada dos policias, pelo menos no estado Ceará, prevejo uma evasão de bons profissionais, redução de efetivo gradual e em larga escala, mesmo como concurso público. A criação de um exercito de neuróticos, com transtornos causados pelo conflito eminente.  Mesmo pelo amor a farda e a corporação, os ganhos e situações as vezes insalubres, o desgaste individual e familiar são em geral fonte de reflexão.

HUMOR

Se engana que na terra do “ Tio San“ não haja roubos, áreas de risco e ausência de conflito com a polícia. Acessem o website  mappingpoliceviolence.org , nele podemos encontrar mais índices sobre violência e indicadores em que as policias estejam envolvidas. Lá os números são menores e os policiais não estão sendo caçados e a presença do efetivo é positiva das comunidades. Seu humor não somente pelo fato de chegar a 29 anos de serviço vivo e sim, talvez, ser um cidadão que pode atuar em varias frentes em prol da comunidade.

SERVIÇO A COMUNIDADE

E falando em comunidade, o Sr. Tony Scherb estava atuando efetivamente em varias frentes. Ele ou sistema administrativo local, não posso precisar isso, criou elementos para que o ele, o individuo, fosse identificado como um agente social local, como um Líder, Mediador dentre outros atributos que inibe a atuação de organizações criminosas dentro das comunidades. 

Quanto em alguns casos o estado deixa de atuar e as organizações criminosas passam a ser um estado paralelo. Estes passam a criar suas próprias leis,  legislam e a executam. Mesmo que distribuíam cestas básicas e façam acordos de paz entre as facções, ou estado adormece, demente por ser eficaz nos números e nenhum pouco eficiente de fato.

EXEMPLO – Causa e efeito

No estado do Ceara foi em implementado em 2007 o programa Ronda do Quarteirão, com a seguinte metodologia:

Equipes com 12 policiais, em três turnos de oito horas, ou seja, 3 policiais numa viatura Hilux SW4 ( Comparativos mais caro que um troller, um carro mais resistente)  e uma motocicleta de apoio. Durante a noite, o componente da motocicleta agrega-se à do carro.

As viaturas deveriam ficam limitadas a um perímetro de 1,5 km a 3 km². Esse pequeno perímetro de cobertura deveria garantir um tempo de resposta de 5 minutos em ocorrências. A tendência era diminuir as ocorrência para presença intensiva e ostensiva de policiamento neste perímetros. Munidas de GPS, o comando operacional estaria a monitor as viaturas deste perímetro e observar descolamentos desnecessários, que pudessem tomara ação proposta ineficiente.

Parece que não houve um trabalho similar como do Sr. Scherb, ou seja, integração dos policiais nas comunidades, ou mesmo um cálculo sobre o valor dos gastos com a compra dos carros, insumos, combustível e nem estratégias de abordagem aos cidadões para mostrar que o estado existe, que o policial é o representado do estado e amigo da população. O resultado da falta de monitoramento da secretaria de segurança e não do efetivo operacional e tático desenrolou policial reflete na situação atual.

VAMOS PENSAR JUNTOS:

Como todos sabemos o wiki , termo havaiano para expressar rápido e veloz. No ambiente online Wiki é utilizado para identificar qualquer coleção de documentos e é esse o objetivo da Wikipedia, ser uma enciclopédia online, com muitos conteúdos, mas que o leitor consiga achar o assunto do seu interesse o mais rápido possível.

Então, todos os links do Wikipedia sobre descrição da fonte Ronda do Quarteirão estão desabilitados, salvo um recorte da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa em que o então deputado estadual Heitor Férrer (hoje no PSB) em 25, JULHO – 2008 se pronuncia ao jornal O Povo em relação o programa. Segundo o deputado o programa Ronda do Quarteirão seria ineficiente.

Mostra índices nos aumentos do numero de execuções, roubos e furtos. Contestando sua argumentação o deputado estadual da época, Roberto Cláudio (hoje no PDT), hoje atual prefeito de Fortaleza, que passa pela experiência em ser o gestor da cidade mais violento do Brasil e a 12ª do mundo.

No final das contas: Qual dança nós de Fortaleza teremos que fazer, ou pior, qual a dança que os profissionais da segurança pública local está a fazer hoje?
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário