quinta-feira, 28 de julho de 2016

SE MEU FUSCA FALASSE

Prefeita de Fortaleza por oito anos e atual deputada federal, Luizianne Lins vai usar um Fusca vermelho como mascote em sua campanha eleitoral pela Prefeitura em 2016. O anúncio foi feito em sua página no Facebook, na qual pediu sugestão de nomes para o carro. A estratégia não é nova em campanhas eleitorais e significativa em uma disputa que deve ter como um dos temas principais o debate sobre mobilidade urbana.
Nas opções de nome do Fusca, Luizianne pediu a sugestão de seus seguidores para decidir entre “Frida”, “Trovão Vermelho”, “Lulu-Móvel” ou “Vermelhão”. Nos comentários, há outras sugestões de eleitores como “Fuscaleza” e “Coração Vermelho”.
“Eu e o nosso mascote da (pré-)campanha, que vai nos acompanhar nas carreatas e eventos em todas as partes de Fortaleza”, escreveu a deputada. Luizianne deve apostar principalmente no eleitorado da periferia da Capital, onde conquistou apoio em seus dois mandatos devido a políticas sociais.
Adotar um Fusca como estratégia para conquistar o eleitorado não é novidade. O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica popularizou seu estilo pouco afeito aos luxos de uma presidência ao andar em Fusca azul celeste, fabricado no Brasil na década de 1980.
Em Fortaleza, outros protagonistas políticos já circularam pedindo voto pela cidade em outros veículos pouco convencionais. Em 2012, o ex-governador Cid Gomes (PDT) adotou uma motoneta amarela para pedir votos para seu candidato, o atual prefeito Roberto Cláudio, ainda no PSB. O senador Eunício Oliveira (PMDB), aliado de Cid à época, também recorreu à estratégia e guiou uma bicicleta enfeitada com cartazes, bandeiras e adesivos em prol do atual prefeito.
Em 2014, na campanha pelo Governo do Estado, Cid estilizou um Troller amarelo para pedir votos para o governador Camilo Santana (PT) e o então candidato ao Senado, Mauro Filho.
Luizianne anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura no final de maio, após disputa interna no PT, dividido entre lançar candidatura própria ou apoiar a reeleição do atual prefeito, Roberto Cláudio, aliado político do governador Camilo Santana, mas desafeto da ala ligada à petista.
Entre os nomes já anunciados previamente para disputar a Prefeitura, estão Roberto Cláudio (PDT), o deputado estadual Capitão Wagner (PR), o deputado estadual Heitor Férrer (PSB), o vereador João Alfredo (Psol), o deputado federal Ronaldo Martins (PRB), o deputado estadual Tin Gomes (PHS), Francisco Gonzaga (PSTU). Por ser uma área de muitos investimentos na atual gestão e um desafio para grandes centros urbanos, a forma como os fortalezenses se locomovem pela cidade deve ser um dos principais temas dos debates entre os candidatos.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário