terça-feira, 17 de janeiro de 2017

MANUAL DO RIDÍCULO

Nada de aperto de mão mole. A Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo (Grande SP) agora tem um manual de conduta profissional para os seus funcionários –o cumprimento deve ser firme e com três sacudidas.
As novas regras, apresentadas pelo presidente da Casa, Pery Cartola (PSDB) incluem abolir decotes nas roupas femininas e meias brancas com trajes escuros masculinos.
Entre outras regras, mulheres devem preferir batons e esmaltes de cores claras e nunca deixar peças íntimas à mostra. Homens devem evitar sandálias franciscanas, bermudas, calças caindo ou camisas para fora. Ambos devem evitar perfumes fortes.
Cartola disse que decidiu levar para a Câmara as regras que aprendeu na iniciativa privada como empresário devido ao "desleixo" de alguns funcionários comissionados, que trabalham no gabinete dos vereadores. "Ouvi muita reclamação da falta de conduta e de respeito por parte de alguns comissionados ao atender os munícipes. Aqui é uma casa de respeito", afirmou.
O diretor da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Mário Ernesto Humberg disse que Cartola misturou um código de conduta, no qual são adotadas regras de como devem ser tratados os assuntos e os equipamentos de uma empresa, com um manual de etiqueta, que trata de comportamento e vestimenta.
"Ele [Cartola] está exagerando. Quer trazer uma etiqueta antiga de comportamento. Deve ter bom senso, mas como sugestão e não como um manual", disse.
O QUE DIZ O MANUAL
PARA AS MULHERES
Prefira batom e esmaltes claros, saias na altura do joelho
Cuidado com babados e rendas; nunca deixe roupas íntimas visíveis
Decotes e transparências devem ser abolidos
Não exagere no perfume. Prefira colônias frescas ou lavanda
Não use saltos altíssimos, bainhas malfeitas, roupas manchadas ou amassadas, muita maquiagem, cabelos despenteados, unhas longas, meias desfiadas, excesso de bijuterias e roupas que marquem as formas
PARA OS HOMENS
Não use meias claras e branca com trajes escuros. A meia é uma extensão da calça e prolongamento do sapato
Nada de bermudas, calça caindo e camisa para fora da calça
Não use perfumes fortes
Em clima quente, é ideal o uso de camisas sociais de mangas curtas ou compridas que combinem com a calça
Evite sandálias franciscanas
Evite gravata de bichinho, de crochê ou frouxa no colarinho
Barba deve ser feita todos os dias ou aparada regularmente
NO RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO
Ao cumprimentar as pessoas:
Jamais cumprimentar alguém com a mão mole ou tocando somente nas pontas dos dedos. O aperto de mão deve ser firme com três sacudidas. A intenção não é estraçalhar a mão da outra pessoa
Sorria e olhe nos olhos da pessoa quando a cumprimenta
Tapinha nas costas e beijinhos devem ser evitados, a menos que haja grande intimidade
Ao usar o telefone:
Procure atender no máximo até o terceiro toque
Quando o interlocutor estende demais a conversa, não percebendo que está na hora de desligar, uma saída educada é interromper e dizer que alguém está chamando e que precisa desligar
Não tussa nem espirre nem assoe o nariz quando estiver ao celular
Do Agora, via Folha de S.Paulo
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário