quarta-feira, 10 de maio de 2017

PELOS ARES

O ex-presidente Lula desembarcou em Curitiba na manhã desta quarta-feira (10) para prestar depoimento ao juiz Sergio Moro. Para vir até a capital paranaense, Lula usou emprestado um jatinho particular que está registrado em nome da empresa Samos Participações, com sede em Belo Horizonte ligado ao ex-ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. Ele foi apontado pelo Ministério Público como um dos coordenadores no episódio conhecido como "mensalão mineiro".
O esquema de desvio de dinheiro público foi montado em Minas Gerais para a tentativa de reeleição em 1998 do então governador, Eduardo Azeredo, do PSDB. O esquema teria arrecadado mais de R$ 100 milhões à custa do desvio de dinheiro público e de estatais. De acordo com a Procuradoria-Geral da República, o que foi feito em Minas serviu base para o escândalo do mensalão do governo Lula, então o maior caso de corrupção da história do Brasil.
Walfrido foi o ministro do Turismo entre 2003 e 2006. No segundo mandato de Lula, passou a ocupar o cargo de ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Em 2007 renunciou ao cargo na SRI, após ser acusado de ter participação no "mensalão mineiro".  Na época em que a denúncia foi recebida, o ex-ministro negou as acusações.
Em 2014 a Justiça de Minas Gerais determinou a prescrição da punibilidade contra o ex-ministro.

Do TN, via UOL
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário