quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O ATENTADO VERBAL DE DONALD TRUMP

Charlottesville era previsível. Imprevista era a reação de Trump, o primeiro presidente dos Estados Unidos a dar publicamente cobertura à violência e ao racismo da extrema direita. Com a polarização entre a chamada alt-right, a extrema-direita, e os antifas, os antifascistas, nascida da radicalização pela direita, um confronto desses tende mesmo a acontecer e mais de uma vez. Principalmente no Sul, onde os ânimos nunca foram exatamente serenos, quando se trata da questão racial. Há muito se sabe da existência de neonazistas no país. Mas a alt-right, reconvocou os extremistas com sua adesão explícita ao núcleo de valores que alimenta a intolerância nacionalista, o domínio masculino e a fé na supremacia branca. Um dos emuladores da alt-right é Stephen Bannon, amigo e principal conselheiro político de Trump, que estava aquartelado na Casa Branca. Até ser demitido na sexta (18). Bannon atacou o  Partido Republicano, dizendo que não existe um "partido conservador funcional" hoje nos Estados Unidos. Mostrou regozijo com as declarações de Trump que certamente influenciou. Havia e há identidade ideológica entre o presidente e seu estrategista. Trump, confidenciou a seus auxiliares estar aliviado em dizer o que realmente pensava após a última entrevista que foi a gota d'água a transbordar a indignação dos republicanos.
Como sempre, subestimou a reação do arco majoritário da sociedade americana, que se situa entre a direita liberal e a centro-esquerda. Os grandes empresários que viam nele o primeiro CEO a chegar à Casa Branca afastaram-se de seu governo, com declarações de repúdio a suas atitudes. Os chefes militares publicaram notas desautorizando o pensamento do seu comandante-em-chefe. Mas, pior para Trump, desfez-se o tênue apoio que ainda lhe restava no Partido Republicano. Trump não deu a importância devida ao fato de que a Ku Klux Klan não é aceita pela sociedade americana, nem mesmo pela maioria da população do Sul. Desprezou, igualmente, o fato de que, além dos típicos aparatos da KKK e de manifestações racistas contra os negros e os imigrantes, muitos agitavam bandeiras nazistas pelo campus da Universidade da Virgínia e gritavam palavras de ordem antissemitas.
Bannon deu demonstrações de aprovação desses sentimentos repulsivos e acirrou a oposição contra ele na entourage de Trump, liderada por seu cunhado judeu, Jared Kushner, e por sua filha convertida ao judaísmo, Ivanka. A reação contra Trump foi avassaladora. A maior parte da imprensa de direita, fora o Breitbart de Bannon, ficou contra ele, mesmo mostrando simpatia pela a alt-right e antipatia pelo que chama de alt-left, os grupos mais à esquerda de Bernie Sanders aos antifas. Se opuseram ao comportamento de Trump e à demissão de Bannon. O Breitbart estampou na sua primeira página, na sexta-feira da partida de Bannon da Casa Branca, manchete dizendo que ele voltava à casa e o chamava de "o herói populista".
Há uma clara cisão entre os republicanos. Um movimento no qual os mais conservadores parecem se afastar cada vez mais do partido. Começou com o Tea Party e ampliou-se com a alt-right e suas subdenominações. Pode estar se anunciando um novo realinhamento partidário nos Estados Unidos. O último, e quinto, aconteceu no New Deal, nos anos 1930, com a adesão dos eleitores negros e dos operários, blue-collar workers, ao Partido Democrata. Mudou totalmente a fisionomia do bipartidarismo americano.
As contradições de Trump são conhecidas e ridiculamente contraditórias. Espantado com a enorme reação de repúdio à sua atitude, cedeu às pressões de seu novo chefe de Gabinete, John Kelly, de seu genro e conselheiro íntimo, Kushner, e de seu assessor econômico, Gary Cohn e demitiu Bannon. Na sua desastrada entrevista, disse que Bannon não era racista e era um amigo. Sem dúvida, entre todos esses envolvidos no enredo da saída de Bannon é com ele que Trump tem mais afinidades de ideias, valores e sentimentos.
Trump está chegando a seu limite de resistência. Mesmo no presidencialismo imperial americano, um presidente não tem condições de governabilidade se perde o apoio do núcleo dominante de seu próprio partido. A estabilidade de seu mandato não depende, como no presidencialismo de coalizão brasileiro, de apoio da maioria do Congresso. Mas sem a sustentação do núcleo duro do seu partido, o mandato tende ao fim precoce. Há especulações de que Trump renunciaria no outono, por volta de outubro. Ele tem a personalidade daqueles que perdendo o gosto pelo novo brinquedo o abandonam repentinamente.
Mas há processos menos subjetivos em curso que podem levar ao mesmo destino. A investigação sobre as relações promíscuas de Trump e sua equipe de campanha com a Rússia está chegando à maturidade. Começará a gerar fatos concretos em breve e que podem abalar de vez o seu mandato. A aposta majoritária é que não ficará na presidência por todo o período de quatro anos. Os republicanos temem o que farão os eleitores nas eleições intermediárias. Tendem a afastar-se dele para preservar seus próprios mandatos. A debandada do big business, as declarações explícitas,  incomuns em CEO's normalmente avessos a declarações políticas, de oposição ao "racismo" do governo, a divergência declarada, também incomum, dos comandantes militares com a atitude do chefe e as críticas duras ao presidente vindas do establishment Republicano são sinais fortes de que ele está perdendo as condições de governabilidade.
Como Charlottesville não era um evento inesperado, ainda que difícil de prever com local, data e hora, um presidente politicamente hábil, com uma assessoria de comunicação competente, estaria preparado para dar a resposta política no tom certo, a incidentes dessa gravidade e teor. É um governo despreparado, nas mãos de um condutor destemperado e egocêntrico. Dele se pode esperar esse quadro surreal de idas e vindas, declarações inadmissíveis de parte do presidente dos Estados Unidos, demissões erráticas. É, com certeza, um governo perigoso para os americanos e para o mundo.
Vivemos numa sociedade de risco. Risco de todo tipo. Risco é a possibilidade de ocorrer algo imprevisível e que pode causar grande dano. Trump não é um risco. Ele pode causar grandes danos domésticos e globais, mas a possibilidade de que faça algo impensado e irreversível nada tem de imprevisível. É um perigo presente e iminente. Risco é um atentado como o de Barcelona. A arma é um veículo qualquer, ônibus, van, caminhão. O alvo é aleatório. Basta que haja um aglomerado, de preferência plural, de pessoas diversas. Em qualquer local público, de alguma capital-alvo, Paris, Berlim, Londres, Estocolmo, Bruxelas, Barcelona. O agente pode ser um nativo do país, ou um imigrante naturalizado há vários anos residente no país. Mas pode, também, ser um recém-chegado. Não há indícios prévios, reuniões monitoráveis, atitudes suspeitas, compra e porte de armas, presença detectável de explosivos. Esse tipo de atentado brutal e irracional é imprevisível e pode causar muito dano. Em Barcelona, matou treze, feriu quinze gravemente, atingiu perto de cem pessoas, de dezenas nacionalidades distintas.
Inesperada foi a trajetória eleitoral de Trump. Inesperadas são suas atitudes, quase tão aleatórias quanto os alvos dos atentados como o de Barcelona. Mas Trump já está conhecido. Pode-se esperar que cometa novos desatinos, não se sabe bem quando ou por que. Mas deve-se prever que, num desses, com a Coreia do Norte ou outro inimigo da vez, faça algo que provoque um grande incidente global de alarmante gravidade. Logo, é possível evitar que isto aconteça. Está, na verdade, nas mãos dos republicanos sensatos. E eles parece que estão cada vez mais alertas.
Sérgio Abranches, Blog do Matheus Leitão
* Sérgio Abranches é cientista político, escritor e comentarista da CBN. É colaborador do blog com análises do cenário político internacional
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário