quinta-feira, 21 de março de 2019

O QUINTO ENCARCERADO

Da BandNews FM

O ex-ministro de Minas e Energia do governo de Michel Temer, preso nesta quinta-feira (21), foi governador do Rio de Janeiro entre 1987 e 1991. Hoje, Wellington Moreira Franco, de 74 anos, é o quinto ex-governador do Estado preso. Entre os políticos vivos que foram eleitos e ocuparam a chefia do executivo fluminense, todos já foram para a cadeia.

Moreira Franco vai ficar no Batalhão Especial Prisional, em Niterói, na Região Metropolitana, onde está o também ex-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, preso em novembro do ano passado. Assim como o ex-presidente Michel Temer, Moreira Franco é acusado de receber propina nas obras da Usina Nuclear de Angra 3, na Costa Verde Fluminense.

O advogado do ex-ministro, Sérgio Pitombo, diz que a prisão dele é precipitada e que vai entrar com pedido de habeas corpus. As prisões dos cinco ex-governadores do Rio ocorreram nos últimos cinco anos. As duas primeiras prisões ocorreram em novembro de 2016: Anthony Garotinho e Sérgio Cabral. Garotinho é acusado de compra de votos na eleição municipal da época.

A esposa do político e também ex-governadora do Rio, Rosinha Matheus, foi presa em 2017, acusada de corrupção, organização criminosa e crimes eleitorais, entre 2009 e 2016. Os dois estão soltos e respondem em liberdade. Já Cabral continua preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste. O mdebista acumula quase 200 anos em condenações.

No ano passado foi a vez do braço direito de Cabral ir para a cadeia. Luiz Fernando Pezão foi preso em novembro, acusado de dar continuidade ao esquema de corrupção de Sérgio Cabral.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário