terça-feira, 13 de novembro de 2007

OURO NEGRO

Para não dizer que não falei do petróleo ...O governo federal fez grande estardalhaço com descoberta de jazidas de petróleo em São Paulo, mas esqueceu de falar que as pesquisas estavam sendo feitas desde de 2003 que, caso não achassem nada, o assunto ouro negro seria abafado para não demonstrar a decepção. Pelo menos isso o presidente Lula sabia.

Outra questão que o governo não enfatizou, esse petróleo encontrado no país ainda levará alguns anos para que seja comercializado e tenha efeito na economia brasileira, país não tem equipamentos de ponta que viabilize a produção rápida para a utilização do produto em curto espaço de tempo.

Se tudo correr nos trilhos, em 2014 poderá ser extraído o ouro preto que tanto o Brasil precisa. Além do país não ter equipamentos de alta tecnologia que permita agilizar este processo, a jazida descoberta é numa profundidade grande, abaixo da camada salina. Mas até 2010, o governo pretende investir em tecnologia na Petrobrás. Enquanto isso, o Brasil fica refém do governo de Evo Morales.

Esse investimento deverá mesmo sair, em 2010 tem eleições, Copa do Mundo e o sonho do terceiro mandato ganha consistência; em 2014 a Copa do Mundo será realizada no Brasil e não há nada mais prazeroso para o presidente Lula estar no poder e ver que tudo tenha ocorrido como planejado em 2003. Claro que esse sonho de terceiro mandato agora, para o presidente, soa como impossível e que, a democracia precisa dessa alternância para continuar fortalecida. Na teoria tudo fica mais bonito.
Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Claro que ha buscas de novas jazidas em varias partes, nem todas dao resultados positivos.

    Texto enrolado, comeca falando de petroleo, fala em eleicoes, copa do mundo, terceiro mandato...

    ResponderExcluir