sexta-feira, 23 de novembro de 2007

SIMPLESMENTE UM LUXO !

Chegou o Ronda do Quarteirão, o programa de segurança pública do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) que tem viaturas luxuosas (Hilux, 4x4) e policiais treinados em 90 dias. É neste estilo pomposo que o governo pretende diminuir a criminalidade na capital cearense e na região metropolitana. Por enquanto o programa que é a menina dos olhos do governador Cid Gomes não atenderá as outras cidades do estado que sofrem com o aumento da violência. A cidade de Sobral, a qual Cid Gomes foi prefeito por oito anos é exemplo do aumento da criminalidade.

Enquanto os policiais desfilam, porque isto não é patrulhamento, é passarela pelas ruas e periferias de Fortaleza, tem como prioridade, ostentar um padrão de beleza de modernidade, preparo e força, a qual não tem; a segurança fica para o segundo plano. Se o objetivo era destaque na mídia, o governador conseguiu.

O mesmo motorista que desfila numa Hilux 4x4, faz parte de um seleto grupo, o dos policiais que têm o pior salário entre todos as outras policias do Brasil. Mas esse status de uma polícia capacitada e bem equipada termina por ai mesmo, afinal, as armas que os policiais usam não passa de um simples calibre 38; tão fraco que não intimida nem ladrão de galinha, menos ainda bandidos de grandes capitais como Fortaleza, quarta maior do Brasil em número populacional.

Erros cometidos por policiais cearenses foi destaque na imprensa mundial nas últimas semanas, então, o que dizer de policiais que foram treinados em 90 dias para dar proteção a população que vive com medo. Não será uma viatura Hilux que irá intimidar e reduzir a criminalidade em Fortaleza e na região metropolitana. O Ronda do Quarteirão pode intimidar os batedores de carteira, os pivetes que são menores e sendo preso, logo estarão à ativa.

Se este projeto de segurança pública foi a idéia mais extraordinária do governador e sua equipe, tem tudo para ser mais um desperdício de dinheiro público, mas se a idéia era causar impacto e dar um salto a sua campanha ao governo, ele teve êxito. O Ronda não protege, nem assusta, mas dar status ao governador que sempre buscou ser o centro das atenções no cenário político nacional. Acalenta sonhos maiores.

Bookmark and Share

3 comentários:

  1. Fala Valério, parabéns pelo blog que é bem completo ... Abraço Diogo

    ResponderExcluir
  2. Valério parabéns, pela matéria do Honda . Se compram uma kombi , não dava para pegar muita grana rssss
    Olha a visão de um mal politico...
    abraço. lindomar

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me mas não concordo com vc... não sou a favor nem contra esse projeto do Cid, mas acho q ele teve uma idéia muito boa, e as pessoas para criticarem, são ótimas mas para dar um voto de confiança é meio q dificil... lógico, ele juntou o útil ao agradável... então é uma boa idéia, e falando em idéia em questão de segurança é sempre bom lembrar que vem pra melhor... então... não critique e sim dê seu voto de confiança... pois não sou de Sobral mas passei férias lá e gostei do projeto do Cid na cidade!
    Um Abraço: Mackswell

    ResponderExcluir