sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O PRIMEIRO NATAL DO "RONDA" NINGUÉM ESQUECE !

O Natal de Fortaleza foi destaque na imprensa nacional, mas não pense que foi mostrando o lado solidário dos cearenses, pelo contrário, deixou todos os cearenses envergonhados e apreensivos. O Natal de Fortaleza virou notícia nas páginas policiais. O primeiro Natal do Ronda do Quarteirão, o programa de segurança pública do governo do Ceará nem é bom lembrar. Na noite do dia 24 de dezembro, a capital cearense registrou o Natal mais violento dos últimos dez anos. O IML (Instituto Médico Legal) recebeu 11 corpos, a maioria vítimas de tiros ou facadas. No dia 26, o resultado final divulgado pelo IML, 28 assassinatos em Fortaleza. Fora os acidentes ocorridos na capital e região metropolitana (mapa da capital Fortaleza).

Enquanto o governador Cid Gomes (PSB) gasta milhões com o Ronda do Quarteirão, a criminalidade aumenta. Era esperado, eu avisei que esse programa não passa de desperdício de dinheiro público, sabe por que? É um programa mal planejado, feito às pressas para preencher o programa de governo do então candidato ao governo Cid Gomes. O programa não assusta nem ladrão de galinha, menos ainda bandidos que estão mais bem estruturados que os policiais do Ronda do Quarteirão, estes foram treinados em 90 dias pra garantir a segurança dos fortalezenses.

O bairro Bom Jardim, considerado um dos mais violento de Fortaleza continua. O bairro foi escolhido pelo governador Cid Gomes como bairro-piloto onde seria testado a eficiência – que não existe – do programa de segurança pública, o famigerado Ronda do Quarteirão. Até quando será que a população não se deixará ser enganada por propostas de milagres para a segurança? Precisa sofrer mais para ver que esse programa mal estruturado não passou de mais uma esperteza de políticos ávidos para ganhar mais uma eleição ?!

Mas é claro que o governador e seus admiradores irão dizer que qualquer julgamento para o programa é injusto, pois o programa está implantado apenas dois meses. Mas que programa é esse que não intimidou os bandidos, os criminosos que colocaram o Natal de 2007 como o mais violento dos últimos dez anos? O que faltou foi competência para implantar o programa. Afinal, as viaturas de luxo estão servindo apenas para promover um desfile de luxo e mostrar o descaso com dinheiro público.

Preocupado na imagem de bom gestor o governador Cid Gomes (PSB) investe em propaganda nas grandes emissoras de televisão do país e usa um slogan que vai ao desencontro do que mostra os números do IML divulgado nesta semana, o governo mostra belas praias do Ceará, lugares turísticos e usa o slogan Ceará, viva essa alegria ! A prefeitura petista do vice-governador Francisco Pinheiro também não deixa por menos, brada aos quatro cantos com outro slogan que impressiona quem não conhece a violência, Fortaleza é Bela. Mas diante de tanta violência apenas em três dias, qual o motivo de alegria quanto menos pensar em ir passar o réveillon em Fortaleza ?!
Bookmark and Share

Um comentário: