quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PADRE CÍCERO: PODER, FÉ E GUERRA NO SERTÃO

Um resultado de dez anos de pesquisa, a biografia Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão do jornalista Lira Neto será lançada no próximo dia 8 de dezembro em Fortaleza (CE) no Centro Cultural Dragão do Mar, a partir das 19 horas.

Baseado em documentos raros e inéditos, o autor se debruça na vida do mais amado e controvertido religioso que o Brasil já teve, Cícero Romão Batista, para os romeiros e fiéis, o “Padim Ciço”.

Padre Cícero foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado a cidade. Voltou ao poder, em 1914, quando o governador Marcos Rabelo foi deposto.

No final da década de 20, o Padre Cícero começou a perder a sua força política, que praticamente acabou depois da Revolução de 1930. Seu prestígio como santo milagreiro, porém, aumentaria cada vez mais.

Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Louco pra ler !! Só de ter a coragem de se mostrar em revelar a verdadeira história por traz do 'mito Padre Cícero' esse livro deveria ser obrigatório nas escolas cearenses. Pra se ter noção do que realmente é história e quem são os reais 'hérois' e 'santos de nossas terras

    ResponderExcluir
  2. Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir