quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DISPUTA ACIRRADA

Do jornal Diário do Nordeste

Três dias antes da votação para eleger o novo prefeito de Fortaleza, o Ibope apresenta os números de sua última pesquisa, contratada pelo Diário do Nordeste, sobre a disputa entre os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB). Se na primeira pesquisa neste segundo turno os percentuais atribuídos aos dois candidatos indicavam um empate técnico, caracterizando uma disputa acirrada, agora ela está mais dura ainda. Os dois têm os mesmos números de intenção de voto.
Os entrevistadores do Ibope estiveram em campo entre os dias 21 e 23 últimos e ouviram um total de 805 eleitores maiores de 16 anos, representando os mais diversos segmentos do eleitorado fortalezense. Para cumprir ao que determina a legislação eleitoral, a pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.
Neste momento, diz o relatório do Ibope, os candidatos Elmano de Freita e Roberto Cláudio aparecem numericamente empatados com 43% das menções cada um. Sem considerar os eleitores que declaram a intenção de votar em branco, os que afirmam anular o seu voto e os que ainda se declaram indecisos, cada um dos candidatos têm 50% dos votos válidos.
Na rodada anterior, realizada para a TV Verdes Mares, também integrante do Sistema Verdes Mares, entre os dias 15 e 17 de outubro, os dois candidatos apareciam tecnicamente empatados no limite da margem de erro da pesquisa. Naquela oportunidade Roberto Cláudio tinha 41% contra 39% de Elmano de Freitas. Na pesquisa agora publicada 11% dos eleitores declaram intenção de votar em branco ou anular o voto, enquanto 3% não opinam a respeito.
Destaques
Apesar de estarem numericamente empatados para o total da amostra, nota-se que as intenções de voto de cada um dos candidatos não são homogêneas em todos os segmentos analisados, afirma o relatório do Ibope.
Comparando-se os resultados da atual pesquisa com o observado na pesquisa anterior, realizada para a TV Verdes Mares, nota-se que o segmento em que as intenções de voto em Elmano crescem mais é o de eleitores de 40 a 49 anos: 14 pontos percentuais, indo de 33% para 47%. Neste grupo, o candidato petista tem 9 pontos de vantagem em relação ao postulante Roberto Cláudio.
Outro segmento em que Elmano está mais à frente do candidato do PSB é o de eleitores que cursaram até a 4ª série: o petista tem 48% das menções, 10 pontos percentuais a mais do que Roberto Cláudio (38%).
O representante do PSB na disputa, Roberto Cláudio, por sua vez, se destaca no grupo de eleitores com idade entre 30 e 39 anos: as menções a ele cresceram 12 pontos percentuais em uma semana, atingindo 48%, contra 39% de Elmano.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário