sexta-feira, 27 de março de 2015

O NOVO COMANDANTE DA EDUCAÇÃO

O professor Renato Janine Ribeiro foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para assumir o lugar de Cid Gomes à frente do Ministério da Educação. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo Palácio do Planalto.

Alinhado ao PT, o novo ministro é professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), onde obteve seu doutorado. Ribeiro é pós-doutor pela British Library e mestre pela Sorbonne. Segundo suas próprias palavras, ele se dedica à análise de temas como "o caráter teatral da representação política, a idéia de revolução, a democracia, a república, a cultura política brasileira".

A nomeção de Renato Janine Ribeiro não era esperada; antes do anúncio desta sexta-feira, havia especulações sobre a indicação do peemedebista Gabriel Chalita, atual secretário de Educação da cidade de São Paulo, para o ministério. A escolha de Dilma em nada altera a pressão de petistas e peemedebistas por mais espaço no governo.

Cid Gomes, escolhido pela presidente para levar adiante o projeto da "Pátria Educadora", deixou o cargo na semana passada depois de agredir verbalmente os deputados federais e até o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Conteúdo do site da Veja
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário