quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O PRÉ-SAL AFUNDOU O BRASIL

Por Caio Rocha, professor de História, colaborador do Blog
Quando o governo federal anunciou por volta de 2007 as gigantescas bacias petrolíferas batizadas de pré-sal, o preço do petróleo vinha em uma escala ascendente de preços. Até dois anos atrás chegou a ultrapassar o patamar de US$100. 
Diante desta descoberta, a estatal brasileira Petrobrás foi obrigada pela gestão Lula a entrar com tudo na prospecção do ouro negro. Como não tinha dinheiro suficiente para empreender tal façanha dispendiosa, capitalizou-se no mercado através de contração de dívidas.
Boa parte desta atrelada ao dólar! Dólar sobe, dívida sobe. Porém o que ninguém esperava é que o preço do petróleo fosse despencar consideravelmente por conta da desaceleração da economia chinesa, a utilização do gás de Xisto nos EUA e o aumento da produção de petróleo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Todas as empresas petrolíferas passaram a enfrentar reduções em suas margens de lucro.
Qual o cenário que o ufanismo patriota de meia pataca do lulismo criou para a Petrobras hoje? 400 bilhões de reais em dívida. E o futuro é sombrio: a dívida em médio e longo prazo tenderá a aumentar consideravelmente, sem contar com as multas que receberá da justiça americana que podem somar até U$20 bilhões.
Para diminuir os prejuízos, acertadamente o presidente Bendini tem empreendido um programa de desinvestimento da companhia que prevê a venda de ativos da ordem de US$40 bi além da abertura de capital da BR Distribuidora.
O lucro, comparado ao tamanho da dívida é pífio e o que me impressiona é o poder regulador dos preços que a Petrobras possui. É a maior prospectora e distribuidora do país, imune à livre concorrência, podendo praticar preços internos abusivos que lesam irremediavelmente as atividades econômicas nacionais, encarecendo os custos de produção e a inflação. Quem são os mais prejudicados? Os mais pobres.
Está na hora de discutir SIM a privatização desta companhia.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário