quinta-feira, 18 de agosto de 2016

POLÍTICOS NA FICÇÃO

A ficção tem retratado o mundo político brasileiro de várias formas há muito tempo. As mazelas, mentiras, políticos inescrupulosos têm feito parte dos folhetins; mas nem tudo é sordidez, há políticos sérios que são muito bem interpretados por grandes atores. Abaixo, veja alguns personagens políticos históricos da nossa teledramaturgia.
Em "O Bem Amado" (1973), Odorico Paraguaçu torna-se prefeito da cidade de Sucupira com uma promessa excêntrica: a construção do cemitério da cidade. O personagem, vivido por Paulo Gracindo, é corrupto, demagogo, mulherengo e costumava criar frases e neologismos em seus discursos.
Além da viúva Porcina (Regina Duarte) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte), "Roque Santeiro" (1985) tinha o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), que explorava a suposta divindade de Roque Santeiro, mesmo sabendo que ele não havia morrido.
De boia-fria a político, Sassá Mutema (Lima Duarte) passa de analfabeto a prefeito da cidade. A novela "O Salvador da Pátria" (1989) mostra sua evolução, o aprendizado das primeiras palavras e a vida dura como agricultor.
Milton Gonçalves viveu Romildo Rosa, um político poderoso que veio de família pobre, mas conseguiu enriquecer por meio de negociações nem sempre muito honestas. Apesar de corrupto, não acha que seja um canalha e vive tendo problemas com os filhos.
Defensor dos sem-terra, o senador Roberto Caxias (Carlos Vereza), em "O Rei do Gado" (1996), era um dos destaques da trama por ser um político honesto.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário