quarta-feira, 9 de setembro de 2015

POLÍTICA E MÚSICA

Quem tem alguma informação sobre a história da música popular no Brasil sabe, sem dúvida, que os fatos políticos sempre foram usados para tema de música cantada por compositores e letristas, desde os primórdios do chamado teatro de revista, no século XIX, até o advento das gravações em cilindros e discos (primeiro mecânicos e, depois, elétricos) depois do início do século XX.
Em sua obstinada busca de exemplos destinados a compor o todo de sua pesquisa, o autor Franklin Martins chegou à identificação de mais de mil canções inspiradas em episódios políticos ou em personagens a eles ligados. Nesta obra tão original, a História não apenas se revela, mas se faz ouvir, no mais genuíno sentido da palavra.
No segundo volume da trilogia Quem foi que inventou o Brasil?, Franklin Martins aborda a produção musical durante o nebuloso período da ditadura militar brasileira.
Ironicamente, a época mais rica em termos de crônica político-musical no país foi aquela em que mais se tentou calar o poeta e suas canções.
O livro descreve, então, o enérgico embate entre liberdade e censura, fazendo uma minuciosa análise música a música, ano a ano, contando ainda com um belo repertório de imagens emblemáticas desse período.
Fechando a saga, o volume III chegou às livrarias em agosto e aborda os tropeços, as conquistas e os desafios vividos pelo país desde a abertura política, em 1985, até a primeira eleição de Lula, em 2002.
Sinopse dos volumes I, II e III. 
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário