A Prefeitura de São Paulo aplicou mais de 15 milhões de
multas de trânsito em 2016, último ano da gestão Fernando Haddad (PT), segundo
dados publicados nesta segunda (4) no site Painel Mobilidade Segura. Foram mais
de 42 mil multas por dia de janeiro a dezembro do ano passado. Por hora, a
cidade registrou 1.764 infrações e, por minuto, 29 multas.
O número total de multas do ano passado é 15,7% maior do que
as 13,3 milhões de infrações aplicadas em 2015. Em comparação a 2014, quando
foram registradas cerca de 9,3 milhões de multas, é 65,8% maior.
Os dados também confirmam o aumento do número de infrações
flagradas por radares. Em 2014, 66,5% das multas eram por fiscalização
eletrônica. Em 2015, esse percentual subiu para 72% e, neste ano, quase 80% das
autuações foram feitas por radares.
Somente uma a cada quatro foram aplicadas por agentes da CET
(Companhia de Engenharia de Tráfego), guardas-civis metropolitanos ou policiais
militares.
Em 2016, foram registradas mais de um milhão de infrações
por mês. Novembro foi o mês com o menor número de multas aplicadas: 1,192
milhão. Já o mês de março foi o campeão, com 1,375 milhão de multas.
Os carros de passeios foram os que mais foram multados no
ano passado. Eles foram responsáveis por 69% do total de infrações. Apenas 5%
das multas foram aplicadas em motos, tipo de veículo que mais se envolve em
acidente na capital.
TIPOS DE MULTA
A principal infração cometida pelos motoristas no ano
passado foi transitar acima do limite de velocidade, se consideradas as multas
aplicadas por radares. Foram mais 5,8 milhões de multas a motoristas que
trafegaram acima do limite em até 20%. Já durante o rodízio municipal de
veículos foram 3 milhões de infrações no ano flagradas pelos equipamentos. A
invasão da faixa ou corredor exclusiva de ônibus ficou em terceiro lugar, com
mais de 983 mil multas aplicadas no ano passado.
A gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) disse, por meio
de nota, que o total de multas aplicadas no ano passado "reforçou o
monitoramento das regras de trânsito na cidade, na busca pela diminuição dos
índices de acidentes".
Em respostas anteriores, durante a gestão Haddad, a CET
(Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que o aumento de multas era
consequência do aumento de fiscalização e também pelo desrespeito dos
motoristas às leis de trânsito. Até outubro, a capital tinha 870 radares,
distribuídos por 973 pontos.
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