O governo do Estado de São Paulo divulgou, na última
quarta-feira, o plano de modulação da quarentena no Estado. O Plano São Paulo,
anunciado pelo governador João Doria, estabelece cinco faixas de risco nas
quais estarão classificadas todas as regiões do Estado. Dado que o vírus não
respeita fronteiras municipais ou de regiões administrativas, aqui região
equivale a “região de saúde”. Busca-se assim compatibilizar a flexibilização
das medidas de isolamento – e o consequente impacto delas – com a capacidade de
distribuição de recursos e infraestrutura instalada de saúde administradas pelo
governo estadual.
O plano se assenta em cinco pilares. O primeiro deles se
baseia em indicadores que medem as duas preocupações fundamentais nessa
pandemia: a capacidade de oferecer atendimento à população que chega às
enfermarias e, principalmente, às UTIs disponíveis no Estado, e o ritmo de
evolução da contaminação. A ideia é equilibrar, em cada região, os recursos
hospitalares disponíveis com o estágio da epidemia. A visão regional é,
portanto, o segundo pilar, refletindo a heterogeneidade da epidemia no Estado.
Capacidade ociosa e contaminação descontrolada significam
que a região não pode evoluir na direção da flexibilização e pode também
significar volta das restrições ao funcionamento de setores previamente
liberados. Vale também o vice-versa: contaminação controlada com sistema de
saúde pressionado também indica que a flexibilização precisa de mais tempo para
acontecer, ou será necessário retornar aos níveis anteriores (elevados) de
isolamento social.
A partir daí, as regiões são classificadas em diferentes
faixas de risco e avança-se nas duas dimensões seguintes: (i) definição dos
setores a serem reabertos em cada faixa e (ii) protocolos a serem seguidos.
Aqui foram usados critérios de impacto setorial da epidemia, baseados em
produto e emprego e também em risco ocupacional de cada atividade a ser
reaberta.
Tudo isso baseado em trabalho exemplar elaborado pela
Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe), liderada pelo economista Eduardo
Haddad, e cujas análises permitiram que pudéssemos agregar a visão econômica às
restrições de saúde. Protocolos gerais e específicos levam em conta essas
dimensões e visam a controlar o risco de contágio e a permitir uma reabertura
mais segura. Mas terão de ser seguidos à risca. Gradualismo e controle são as
palavras de ordem. Se ausentes, o caminho de volta às restrições está
pavimentado, é parte do plano e será usado, conforme afirmaram o governador João
Doria e o prefeito da capital, Bruno Covas, no anúncio do plano.
Mas, finalmente – e não menos importante –, há o pilar de
testagem. Esse, sim, o farol de monitoramento da epidemia. A identificação e o
isolamento de casos assintomáticos são o que permitem uma resposta rápida e
eficaz em qualquer uma das duas direções possíveis: de continuidade no processo
de flexibilização ou de volta às restrições. A ampliação na testagem – e,
consequentemente, uma maior precisão nas estimativas da taxa de transmissão (Rt)
– levará à melhora nas previsões da curva epidêmica e à maior capacidade de
rastrear e tratar eventuais novos focos de contaminação.
Aqui, como foi no início com respiradores, máscaras e cestas
básicas, o setor privado e a sociedade civil poderão fazer toda a diferença.
Com grandes empresas abraçando essa causa, aderindo aos protocolos de testagem
e colocando em prática uma ampla ação visando à identificação e ao isolamento
de pessoas infectadas dentre os seus funcionários, poderemos avançar mais rápido
e de forma mais segura.
Se, além disso, também adotarem pequenos fornecedores e
empresas parceiras, inserindo-os nos seus programas de testagem, muito melhor.
Se, adicionalmente, garantirmos a ampliação de programas de testagem gratuita
em comunidades carentes e de trabalhadores informais, poderemos atingir volumes
impensáveis de testes comparativamente à situação em que o setor público atua
sozinho, com todas as limitações conhecidas.
Estamos, após quase 70 dias de quarentena no Estado de São
Paulo, nos movendo na direção de uma flexibilização consciente e gradual. Ela
será mais segura e numa só direção quanto maior for a nossa capacidade de
administrar os riscos envolvidos numa abertura, mesmo que gradual. Houve
grandes conquistas até aqui. Milhares de vidas foram poupadas graças ao sucesso
das medidas de isolamento social e à ampliação e maior eficiência no
atendimento de saúde no Estado e na capital.
O Plano São Paulo tem como objetivo fazer essa transição
entre a fase de resposta aguda e emergencial para a fase da administração e do
controle desses riscos sem botar a perder essas conquistas. Daí seus cinco
pilares. Eles se refletem na identificação dos riscos, no gradualismo da
abertura, na adoção dos protocolos de higiene, na heterogeneidade da epidemia e
na testagem e rastreamento. Este último, que deve agora ganhar ainda mais foco,
surge do entendimento de que seguir o rastro e controlar o risco sempre andaram
juntos. Aqui e hoje, mais do que nunca.
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