José Ornellas, ex-governador do DF, morre aos 103 anos
José Ornellas de Souza Filho morreu neste sábado (28/6) no
Hospital das Forças Armadas. Ele comandou o Executivo local de 1982 a 1985
O ex-governador do Distrito
Federal, José Ornellas de Souza Filho, morreu, aos 103 anos, neste sábado
(28/6). Ele comandou o Executivo local de 1982 a 1985.
Ornellas estava internado no Hospital das Forças Armadas
(HFA), no Cruzeiro, havia 15 dias. O oficial do Exército morreu em decorrência
de falência múltipla dos órgãos. Atendendo à vontade dele, o corpo será
cremado.
O velório será realizado neste domingo (29/6), das 12h às
14h, na Capela 10 do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. A cremação será
restrita aos familiares.
Natural do Rio de Janeiro, ele serviu no Exército,
alcançando o posto de coronel. Ornellas veio para Brasília em 1973, a pedido da
instituição. Ele deveria ocupar provisoriamente um posto na Subsecretaria de
Educação do Ministério da Educação e Cultura.
Embora tenha pensado em voltar para a terra natal, as
oportunidades profissionais fizeram com que ele continuasse na capital. Decidiu
se manter na cidade, trabalhando na Telecomunicações Brasileiras S.A.
(Telebrás), onde foi secretário de recursos humanos e vice-presidente.
Em julho de 1982, ele assumiu o governo do Distrito Federal,
ficando até abril de 1985. No início da década de 1990, foi eleito para a
Câmara Legislativa do DF.
Ao término do mandato como deputado distrital, o
ex-governador assumiu o comando da Secretaria de Indústria, Comércio e
Desenvolvimento. Posteriormente, José Ornellas trabalhou como assessor na
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), onde
atuou até os 90 anos.
Em entrevista
ao Metrópoles no aniversário de 100 anos, o ex-governador
revelou que o segredo da longevidade eram seus bons hábitos. “Sempre tive uma
vida regrada, me exercitei muito e trabalhei até os 90 anos”, disse.
Além do estilo de vida, ele não esqueceu de elencar os
pontos positivos de estar rodeado do amor e carinho dos parentes. “Um ambiente
familiar maravilhoso, com esposa amorosa, filhos, netos e vários amigos, nos
permite viver mais e melhor”, afirmou José Ornellas.
O oficial do Exército deixa a esposa, Zely Ornellas, com
quem foi casado por 80 anos. O casal teve dois filhos, José Guilherme e Vera
Lúcia, quatro netos e um bisneto.
A nora, Nélida Haas Ornellas de Souza, considera que o ex-governador deixa o exemplo de dedicação à família e ao trabalho. “Seu legado é de trabalho árduo, honestidade e amor profundo à família. Ele era admirado pela população de Brasília por sua postura íntegra, ética e pelo compromisso em fazer sempre o melhor dentro de seus princípios”, homenageou Nélida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário